Mahomed Chales, Instrutor Chefe da Senbukai do Brasil
O Dojô é um lugar extremo respeito onde nos aprimoramos física e mentalmente. Portanto, todos os alunos devem observar as seguintes etiquetas:
Os alunos devem observar o cronograma das aulas, respeitando os horários de início e término dos treinos e nunca chegar atrasado. Em caso de atraso ou ausência, deverá informar antecipadamente o Sensei.
Os alunos devem estar vestidos adequadamente para entrar no Dojô (Karate-Gi ou agasalho adequado para aula caso ainda não possua o Karate-Gi). Jamais pisar no tatami com sapatos e após retirá-lo, colocá-lo ordenadamente na entrada do tatami.
Manter o Karate-Gi sempre limpo e arrumado. Não utilizar anéis, brincos ou jóias que possam feri-lo ou causar ferimento a outros durante o treino.
Cabelos longos devem estar sempre presos e as unhas devidamente aparadas.
Ao entrar no tatami, deve reverenciar o “Shomen” parte frontal do Dojô e então cumprimentar o Sensei e os alunos veteranos e dizer-lhes “Onegai shimasu” (que significa “Por favor, oriente-me em meu treinamento”), de forma clara e vibrante.
Se um aluno sênior (senpai) está de pé atrás de você na entrada, permita que ele / ela entre antes de você.
Quando um Sensei (ou Senpai) disser de “Shugo” significa que o treinamento irá começar. Formem em linha por ordem de faixas, os alunos mais veteranos devem sempre ficar a direita, voltado de frente para o “Shomen” parte da frente do Dojô e sente-se na posição “SEIZA”. Quando o Sensei ou o Senpai disser “MOKUSO!” (Que significa “meditação”), feche os olhos, respire profundamente a partir do diafragma, concentrando-se no abdômen, TAN DEN (丹田), buscando a máxima concentração. Quando o Sensei disser “MOKUSO-YAME” significa o fim da meditação. Abra os olhos e siga o comando do Sensei para os cumprimentos (Rei) a seguir:
- Shomen ni Rei (reverência para a parte frontal do Dojô em silêncio)
- Sensei ni Rei (reverência ao Sensei – Dizer: OSS)
- Otagai ni Rei (reverência dos alunos entre si – Dizer: OSS)
Nunca interrompa uma aula desnecessariamente. Caso precise sair durante uma aula por qualquer motivo, primeiro peça permissão ao Sensei.
No Dojô tenha sempre bons modos e educação. Ao levantar-se, faça-o sempre a postura ereta. Ao sentar-se, mantenha sempre o alinhamento com os demais alunos tanto na posição “Seiza”de joelho, como em “Agura” pernas cruzadas. Nunca sentar-se com os pés apontando para a frente.
Não fazer comentários ou corrigir as técnicas dos demais alunos, a menos que você seja o Sensei ou esteja autorizado a corrigi-los.
Mantenha sempre uma postura séria e alerta, ouvindo atenta e cuidadosamente todas as instruções.
Ao utilizar os equipamentos de treinamento, manuseie com respeito e utilize-os de forma adequada. Certifique-se de colocá-los de volta no lugar correto após o uso.
Não consumir qualquer alimento ou líquidos sobre o tatami.
Não entrar alcoolizado no Dojô.
Ao término do treino, fazer a formação por ordem de faixa em “Seiza”, aguardando os comandos do Sensei.
Quando o Sensei ou o Senpai disser “MOKUSO!” (Que significa “meditação”), feche os olhos, respire profundamente a partir do diafragma, concentrando-se no abdômen, TAN DEN (丹田), buscando a máxima concentração. Quando o Sensei disser “MOKUSO-YAME” significa o fim da meditação. Abra os olhos e siga o comando do Sensei para os cumprimentos (Rei) a seguir:
- Shomen ni Rei (reverência para a parte frontal do Dojô em silêncio)
- Sensei ni Rei (reverência ao Sensei – Dizer: OSS)
- Otagai ni Rei (reverência dos alunos entre si – Dizer: OSS)
- Agradecer ao Sensei pela aula: Arigatou Gozaimashita! (que significa: Muito Obrigado)
Ao deixar o Dojô deve-se reverenciar ao “Shomen” e dizer: “SHITSUREI SHIMASU” (que significa: Desculpe-me, estou de saída).
“O Karate começa e termina com a saudação!”